Ficha de leitura veiga, ilma p. a. projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva
A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo. Que são necessárias mudanças nas escolas como um todo é evidente para qualquer pessoa, essa reorganização da escola deve ser então buscada de dentro para fora e o essencial, que seja coletiva. Repensar o projeto político-pedagógico, planejando, construindo e vivenciando a partir da realidade do ambiente escolar. O projeto precisa, uma vez que é um projeto, planejar sua ação visando compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população.
O projeto político-pedagógico é constituído pela igualdade, qualidade, liberdade, uma gestão democrática e da valorização do magistério. Realizando todos esses princípios torna-se uma ferramenta de luta, reduzindo as divisões de trabalho e do controle hierárquico, buscando a comunicação horizontal entre os diferentes segmentos, descentralizando o poder e incluindo todos no processo escolar. O projeto-político pedagógico que deveria ser trabalhado em grupo muitas vezes não é e é construindo em cima do lugar comum e do básico. Na experiência de estágio foi evidente a ausência do sentimento de pertencimento à escola, à equipe. A intenção de uma coletividade muitas vezes continua nisso, apenas na intenção, o corpo de professores é desmotivado e indiferente aos alunos e à instituição. O objetivo deles apenas é cumprir a caderneta e torcer pelo bom desempenho nas provas.
O cenário desse projeto não deve ser apenas a escola em si, mas a organização da sala de aula também, com o projeto político-pedagógico tratando da escola em sua totalidade. O grande problema dessa construção trata-se da questão do trabalho em grupo e da divisão do poder, na construção de uma horizontalidade quebrando a hierarquia comum