Ficha De Leitura Teoria De Ausubel
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: Produção de textos
SEMESTRE: 2015/1
Profº Solange Passos
Aluna: Maria de Fátima Pimentel Santana
FICHA DE LEITURA
PELIZZARI, Adriana; KRIEGL, Maria de Lurdes; BARON, Márcia Pirih; FINCK, Nelcy Teresinha Lubi; DOROCINSKI, Solange Inês. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Vol. 2, nº 1, Julho-2002.
Objeto:
O texto aborda os métodos de aprendizagem, e procura explicar que quando há a valorização do conhecimento prévio dos alunos, a aprendizagem se torna um mecanismo de descobertas e redescobertas a fazendo ser mais prazerosa e eficaz.
Objetivos:
Teoria de aprendizagem significativa segundo Ausubel, texto em estudo, propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, assim as novas descobertas adquiridas relacionam-se com conhecimentos já armazenados. Tornando a aprendizagem algo prazeroso e não algo mecânico e repetitivo, visando o aluno como individuo que tem suas histórias e experiências, não uma folha em branco para que o imponha a aprender algo.
Principais conceitos:
De acordo com as teorias desenvolvidas por Ausubel, o conhecimento prévio armazenado durante a vida de um indivíduo é um grande influenciador na construção do processo de aprendizagem do mesmo, o que Ausubel chama de Estrutura Cognitiva. A aprendizagem cognitiva funciona como um elo entre as informações já conhecidas pelo indivíduo e àquelas que lhes são novas, resultando em uma interação evolutiva entre dados velhos e novos. Essa interação gera um processo associativo de informações interrelacionadas designada de Aprendizagem Significativa.
Para Ausubel, existem dois tipos de aprendizagem: a Significativa e a Memorística. Na primeira, o conteúdo é dado de forma inacabada, onde o aluno terá que relacionar o conteúdo com antigos conhecimentos para um melhor entendimento, um dos métodos indicados por Ausubel é o uso de mapas conceituais que facilitam o entendimento. Já