Ficha de Leitura - Carta a El Rei D. Manuel
Ano letivo 2013/2014
Esta ficha de leitura constitui um resumo parcial da obra A Carta de Pêro Vaz de Caminha a El Rei D. Manuel Sobre o Achamento do Brasil, de autoria de Pero Vaz de Caminha.
Pêro Vaz de Caminha redigiu esta carta enquanto cavaleiro na armada de Pedro Álvares Cabral, que saiu do estuário do Tejo em direção à Índia, mas que devido a um erro de cálculo descobriu as Terras de Vera Cruz.
Esta obra está dividida em três partes, “O Significado” da “Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel Sobre o Achamento do Brasil”, o “Estudo Introdutório” e a transcrição da carta em si.
A carta tem como algumas das mais importantes características o espírito de fidelidade e submissão do rei, o nativismo, a preocupação da catequização indígena, e a preocupação mercantilista.
É datada de 1 de Maio de 1500 mais precisamente de Porto Seguro no Brasil, tendo sido levada para Lisboa por Gaspar de Lemos, comandante de um dos navios pertencentes à frota de Pedro Álvares Cabral.
Neste período, o homem europeu vive preocupado com a conquista material, resultante da política das Descobertas e também da Contra-Reforma.
O autor pretende relatar o que via e ouvia, procurando transmitir ao pormenor também a fauna, a flora, e as gentes do Brasil. É transmitida a visão, as ambições e as intenções dos europeus.
Vejamos o primeiro parágrafo onde podemos observar o caráter simples da linguagem utilizada por Caminha, cuja intenção era mostrar à Coroa portuguesa como a Terra encontrada poderia ser financeiramente benéfico para Portugal:
“Senhor: Posto que o capitão desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que nesta navegação agora se achou, não deixarei também de dar minha conta disso a Vossa Alteza, o melhor que eu puder, ainda que – para o bem contar e falar – o