Ficha de leitura Capitães da areia
Biografia do autor: Jorge Amado é um escritor brasileiro nascido em Bahia , em 1912.
Tem como principais trabalhos “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona e Flor e Seus Dois Maridos”, “ Tieta do Agreste” e “ Capitães da Areia”. Morreu com 81 anos no dia 6 de agosto de 2001.
Resumo da obra: No início da obra, há uma série de reportagens fictícias que explicam a existência de um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador e é conhecido por Capitães da Areia. Após esta introdução, inicia-se a narrativa que gira em torno das peripécias desse grupo que sobrevive basicamente de furtos. Porém, apesar de certa linearidade, a história é contada em função dos destinos de cada integrante do grupo, de forma a montar um quebra-cabeça maior.
O chefe do grupo Capitães da Areia é um jovem chamado Pedro Bala, um menino loiro e filho de um manifestante morto no cais. Tinha ido parar à rua por volta dos cinco anos de idade e, desde jovem já se mostrava corajoso e o mais capacitado para se tornar o líder das crianças. O grupo ocupava um trapiche abandonado na praia e era formado por mais de cinquenta crianças, sendo que algumas vão sendo apresentadas aos poucos durante a narrativa.
Uma delas era o Professor, que sabia ler e passava as noites lendo livros à luz de vela. Algumas vezes, ele lia as histórias para os outros do grupo ou, então, criava as suas próprias narrativas a partir do que tinha lido. Outra personagem que compõe o grupo é Gato, conhecido assim por ser tido como um dos mais bonitos. Quando entrou no grupo um dos meninos tentou relacionar-se com ele, mas Gato não quis. Sendo muito vaidoso, tentava andar arrumado (dentro do possível) e de acordo com sua realidade de menino de rua. Gato apaixonou-se por uma prostituta chamada Dalva, com quem irá ter um romance, após ser abandonada pelo seu amante.
Outra personagem que merece destaque é Sem Pernas, um menino que uma vez foi