Ficha De Filosofia
A consciência crítica e a filosofia
O que é consciência? Significa “com” + “ciência”, ou seja, com conhecimento.
O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras). Em termos psicológicos a consciência é descrita como conduzindo a sentimentos já de remorso, quando o indivíduo age contra seus valores morais, já de retidão ou integridade, quando a ação corresponde a essas normas.
Em que medida a consciência representa um juízo anterior a uma ação e se tais juízos baseiam-se, ou deveriam basear-se, somente na razão é um tema muito discutido em toda a história da filosofia.
Consciência Crítica
A consciência critica é uma forma de relação com o mundo que busca compreendê-lo de modo concreto, analisando na base e não pelas aparências. O individuo que possui consciência critica não aceita as interpretações subjetivas, fantasiosas, enganosas, místicas e outras formas ilusórias de encobrir a realidade. Ele busca constantemente as causas dos fatos observando, ele se interessa pelos “porquês” mais profundos e reais.
Atitude Filosófica
A atitude filosófica é assim marcada por uma maneira de estar e viver o mundo que se opõem à maneira que o senso comum está e vivencia o mundo.
Por senso comum entende-se as opiniões ou explicações que fazem parte do nosso cotidiano e permeiam nossas conversas diárias, que são transmitidas de boca em boca e através de gerações.
Essas opiniões quando transmitidas via jornais, revistas, televisão e internet podem ganhar o status de verdades absolutas, sendo naturalizadas, uma vez que são amplamente aceitas por diversos segmentos da sociedade.
Exemplos de opiniões de senso comum podem ser encontrados em ditos populares como “Deus ajuda quem cedo madruga”, “querer é poder”, “filho de peixe, peixinho é” ou ainda “Agosto é o mês do cachorro louco” e