Ficha critica filme
PROFESSOR:
Ficha de Análise do Filme
Nome do(a) Aluno(a):
Data: 22/05/2013
Título Original: 12 Angry Men.
Título Traduzido: Doze Homens e uma Sentença.
Direção: William Friedkin.
Nacionalidade: Estados Unidos.
Ano de Produção: 1997.
Elenco: Courtney B. Vance, Ossie Davis, George C. Scott, Armin Mueller-Stahl, Dorian Harewood, James Gandolfini, Tony Danza, Jack Lemmon, Hume Cronyn, Mykelti Williamson, Edward James Olmos, William Petersen.
Sinopse: Um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai e vai a julgamento. Doze jurados se reúnem para decidir a sentença, com a orientação de que o reu não deve ser considerado culpado ao menos que isso seja indubitável. Onze dos jurados, cada um com sua convicção, votam pela condenação. O jurado numero 8, o Sr. Davis, é o único que duvida da culpa do jovem e, enquanto tenta convencer os outros a repensarem a sentença, traços de personalidade de cada um dos jurados vão sendo revelados.
Palavras-chave:
Onomásticas – Davis, McCardle, jurado, Corte de julgamentos.
Temáticas – Julgamento criminal.
Geográficas – Nova York, USA.
Cromia: Cor.
Idioma: Inglês.
Duração: 1h17.
Gênero: Drama.
Leitura do filme: O filme mostra como é frágil e complexo um grupo de pessoas, suas variações de personalidades e costumes. O foco maior é de como as decisões tomadas por pessoas são baseadas em suas formas de pensar, seus padrões, tornado o processo decisório uma situação critica, principalmente quando ele tem que ser tomada em grupo.
Impacto ou ponto alto: Quando o jurado 8 fala sobre a possibilidade de a testemunha ter ouvido a briga entre o réu e o seu pai e da janela ver o réu saindo.
Aproveitamento de estudos: O texto A abordagem empírico-experimental ou “da persuasão” é bastante familiar durante o filme, isso porque é de frequente uso a manipulação ou força de expressão dos jurados quando defendem seus votos de acordo com o que pensa ou vivenciou.