ficha bibliografica
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Ficha Bibliográfica
Discente:
Silvério Elias Langa
Número: 49
Classe: 12ª AA
Marracuene: Maio, 2014
1. Introdução
Na nossa vida como estudante, muitas vezes somos confrontados com a necessidade de ir à biblioteca, fazer várias pesquisas sobre temas variados.
Para que uma pesquisa, à base de leitura (pesquisa bibliográfica) seja considerada válida é necessário que ela reflicta vários pontos de vista, colhidos de autores também diversificados.
É certo que no trabalho final que vamos apresentar, não podemos de modo nenhum levar as obras consultadas ao vivo, porém é possível fazermos a identificação clara e inequívoca de cada uma das obras lidas, para tal recorremos às fichas bibliográficas.
Entretanto, o presente trabalho debruça sobre a ficha bibliográfica, definição, como deve ser feita e qual é a sua importância.
A revisão bibliográfica, que consistiu na consulta de livros e artigos, constituiu a nossa principal metodologia para a realização deste trabalho.
2. Revisão bibliográfica
2.1 Ficha Bibliográfica
A ficha bibliográfica é um instrumento de estudo muito importante. Ela se resume um conteúdo de um livro e dos dados mais importantes. A Ficha Bibliográfica funciona como um “bilhete de identidade” da obra lida, pelo que deve apresentar todos os elementos descritivos que permitam a sua identificação individual, ou seja, apresenta as referências de uma determinada obra.
Várias são as normas usadas para as apresentar as referências bibliográficas, numa ficha. Contudo, seja qual for a forma, há dados que não devem faltar, nomeadamente:
Autoria,
Título da obra,
Número da edição,
Local de edição,
Editora,
Data de edição.
Além dos elementos acima indicados, há outros possíveis, tais como:
Título do artigo ou capítulo dentro da obra,
Colecção,
Indicação sobre a edição original – título na língua original, local de edição,