Ficha Base D&D3.5
Dungeons & Dragons apresenta um universo fictício semelhante à Idade Média. O principal fator responsável pelo sucesso do cenário é a existência de raças e criaturas lendárias, presentes também no folclore europeu e na obra de J.R.R. Tolkien: elfos, anões, gnomos, halflings, orcs, cavalos alados e dragões. Além disso, a existência da magia fornece uma atmosfera sublime às aventuras no ambiente.
Os jogadores utilizam personagens típicos da fantasia medieval, divididos em classes: paladinos, guerreiros, magos, clérigos, monges e druidas em busca de aventuras e glória. Esses heróis protegem os cidadãos dos monstros que habitam as sombras, perseguem os vilões que ameaçam a tranqüilidade dos reinos, caçam tesouros perdidos, exploram terras desconhecidas e realizam missões sagradas em nome de seu panteão.
Em 2003, o sistema de regras foi revisado e ampliado, originando a edição 3.5. Devido à sua complexidade e abrangência, o Módulo Básico de Dungeons & Dragons se divide em três livros distintos. O Livro do Jogador 3.5 é a pedra fundamental do novo sistema. O Livro do Mestre 3.5 é uma ferramenta voltada principalmente ao narrador da história, mas também apresenta equipamentos mágicos e especiais destinados aos jogadores. O Livro dos Monstros 3.5 descreve mais de 600 criaturas e raças, que podem ser utilizadas pelos jogadores como personagens ou pelo narrador como adversários implacáveis.
Os livros de referência aprofundam as descrições das classes e das regras, ampliando mais ainda as opções dos jogadores. Os acessórios são ferramentas úteis para mestres e jogadores. As aventuras são histórias prontas, bastante indicadas para os iniciantes, com tramas complexas, novas criaturas e itens