FICHA 1 Sociedade Brasileira Braz
Referência:
- http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/conthist.htm
Marisa Lajolo (2001)
Resumo: Sociedade brasileira no final do séc XIX e inicio do séc XX
Nesse texto abordamos as mudanças que houve no final do XIX. Houve a substituição do trabalho escravo pelo assalariado, o aparecimento de indústrias e empresas. Nesse período ocorreu a primeira greve, pois a condição de trabalho ainda era precária, o salario era baixo e a população menos favorecida era atingida pelas doenças. Outro assunto comentado é abolição da escravatura, os escravos manifestavam por liberdade e por melhores condições de vida. Chegou a ser aprovado uma lei chamada Lei do Ventre Livre, porém não deu muito certo. Em 1888 princesa Isabel conseguiu a libertação de 75.000 escravos.
Estruturação da obra e Resenha:
O livro estrutura-se em introdução, seis capítulos e considerações finais. Os capítulos 1, 2 e 3 interessam diretamente a este trabalho.
No Capítulo 1 o autor esclarece que . (descrever conteúdo do capítulo).
No Capítulo 2 são apresentados os diversos padrões de ... (descrever conteúdo do capítulo).
No Capítulo 3 Cannas organiza, na forma de tabelas, os dados relativos a ... (descrever conteúdo do capítulo).
Relação com sumário da monografia:
O conteúdo dos capítulos 1 e 2 reúne informações suficientes para atender o capítulo 3 da monografia (A inserção da Vila Operária como opção de moradia e suas principais características e exemplos). O conteúdo do Capítulo 3 atende apenas parcialmente o Capítulo 4 da monografia (A concepção da Vila estudada e seus promotores.
Sociedade Brasileira
Contexto Histórico Séc XIX
Durante a Segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira passou por mudanças fundamentais nos campos políticos, sociais e consequentemente na forma de ver e entender a nova realidade que estavam vivendo.
Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a