Fibras óticas
1.1. Objetivo Geral
O objetivo geral desse trabalho seria a aprendizagem a respeito da estrutura e os métodos de desenvolvimento de trabalhos científicos. A partir da sua criação poderíamos adquirir conhecimento da composição dos mais variados tipos de trabalhos como projeto, monografia, artigos, dentre outros que irão estar sempre presentes em nossa vida acadêmica e profissional.
1.2. Objetivos Específicos
O objetivo específico desse trabalho consiste em buscar um conhecimento maior de uma área propicia de trabalho para um engenheiro químico e apresentar vários conceitos relacionados com fibra óptica. Dentre esses conceitos podemos destacar ferramentas, técnicas empregadas, novas tendência, expectativa de mercado e processos de produção. A partir disso é possível estabelecer algumas relações da fibra óptica com a atuação do engenheiro, que é responsável pelo controle da produção, síntese dos produtos com base nos fenômenos físicos como a reflexão total.
1) Metodologia
2) Introdução
Sempre que falamos ao telefone, assistimos à TV a cabo, navegamos na Internet ou realizamos uma endoscopia digestiva utilizamos tecnologia associada às fibras ópticas (pode-se dizer tanto ótica como óptica). Dessa maneira, percebemos o quanto elas são importantes no nosso dia-a-dia. A fibra óptica é um filamento de vidro transparente e com alto grau de pureza. É tão fino quanto um fio de cabelo, podendo carregar milhares de informações digitais a longas distâncias sem perdas significativas. Um dos papéis mais relevantes da fibra óptica é no Sistema de Telecomunicações. Nele, a transmissão de informações ocorre devido à diferença dos índices de refração entre os meios do núcleo e da casca da fibra, que