Fibras ópticas e nanotecnologia
A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas, temos como exemplo a luz uma vez que é transparente e pode ser agrupada em cabos. Estas fibras são feitas de plástico e/ou de vidro. O vidro é mais utilizado porque absorve menos as ondas eletromagnéticas. A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany.
O funcionamento desses cabos ocorre de forma bem simples. Cada filamento que constitui o cabo de fibra óptica é basicamente formado por um núcleo central de vidro, por onde ocorre a transmissão da luz, que possui alto índice de refração e de uma casca envolvente, também feita de vidro, porém com índice de refração menor em relação ao núcleo. A transmissão da luz pela fibra óptica segue o princípio da reflexão. Em uma das extremidades do cabo óptico é lançado um feixe de luz que, pelas características ópticas da fibra, percorre todo o cabo por meio de sucessivas reflexões até chegar ao seu destino final. A tecnologia a Fibra ótica representa hoje um dos mais modernos sistemas de iluminação do mundo.
A Fibra ótica plástica é uma excelente condutora de luz, capturando-a e levando-a a outros pontos. Através de um dispositivo de colorização, é possível gerar movimentos e efeitos especiais, seja qual for o uso. Como resultado, obtém-se uma iluminação de impacto, eficiente, dinâmica, que realmente atrai a atenção do observador, seja em aplicações arquiteturais, decorativas ou de comunicação visual.
- Vantagens da Fibra Óptica
• Eficiência Energética: Podemos proporcionar altos níveis de iluminação através de fontes de baixo consumo elétrico. O consumo de energia é sempre muito baixo.
• Segurança: Único sistema no mundo que não conduz energia no ponto final, o que garante aplicações seguras contra choques até mesmo dentro d’água.
• Sem temperaturas ou raios UV: Não transmitem