FIBRAS NATURAIS - LÃ
A lã é uma fibra natural de origem animal. Começou a ser usada provavelmente no período paleolítico (mais ou menos 100.000 anos atrás), o vestuário constitui fora os alimentos e a moradia, uma necessidade fundamental do homem, para proteção, equilíbrio das perdas de calor, frio, saúde e higiene. Desde a mais remota antiguidade encontram-se vestígios de aplicação das fibras naturais em vestimentas e tapeçarias.
LÃ
O símbolo da lã é “WO”. A lã é o pelo que reveste o corpo de alguns animais, especialmente carneiros e ovelhas. Sua composição é de 50% de carbono, 25% de oxigênio e os outros 25% são distribuídos entre hidrogênio, nitrogênio e enxofre.
Existem mais de 300 espécies. Alguns nomes pelos quais ela é conhecida: Camelo, Mohair, Cashmere, Tiwed.
As ovelhas domésticas são descendentes do Ovis Vignei originaria do Afeganistão. Outra raça é a Karakul, ela é provavelmente, uma das raças mais antigas dentre os ovinos domésticos. Estes animais têm um tipo de cauda larga, adiposa, sãs bastantes conhecidas pela sua grande produção de pele, também é uma fonte de leite, carne, gordura e principalmente a lã. Outro fato curioso é que esse animal pode sobreviver em extremos do calor e frio de +46° C a -36°C.
No Brasil, a lã de carneiro é a mais usada, embora a lã de cabra seja também, principalmente no Nordeste.
Existem outros tipos de lã:
- a caxemira ou o cashemir proveniente do pelo de uma cabra originária da Ásia de uma região entre a Índia e o Paquistão;
- a lã do pêlo de camelo.- o mohair, lã extraída do pelo da cabra Angorá, natural da Turquia.
Existem distinções de lã variando conforme a idade e sexo do animal:
- cordeiros são animais com menos de um ano de idade, produz lã fina, macia e bastante curta;
- lã de um (01) ano dentre todas é a mais procurada, ela é curta, fina e macia;
- carneiro fornece uma lã média a grossa, é bastante elástica, e é mais