Fibras, cãibras e tetania
As fibras musculares são células que constituem os músculos e podem ser divididas em fibras lentas, tipo I, e fibras rápidas, tipo II, as quais se subdividem em lIa, IIb, e IIc.
Fibras tipo I são de contração lenta, possuem um número grande de mitocôndrias e metabolismo energético aeróbico, como consequência há maior produção de ATP, o que permite esforços mais resistentes ou de longa duração.
Para ações explosivas são usadas fibras tipo IIa e IIb pelo fato de sua contração ser mais rápida, mas por seu metabolismo ser anaeróbico há grande liberação de ácido lático, o que faz com que sintamos mais dor ao final do exercício. Diferente das fibras IIb, as IIa, apesar de anaeróbicas, possuem uma capacidade oxidativa melhor. Já as do tipo IIc têm a contração intermediária, e sua eficiência oxidativa é maior do que as outras fibras rápidas, o que as tornam aptas tanto para esforços resistentes quanto para explosivos.
Cãibra
As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um ou mais músculos, geralmente momentâneas. Podem ser causadas pela má circulação, complicações neurológicas, acúmulo de ácido láctico nos músculos, exercícios físicos, desidratação e perda de sais minerais, gravidez ou uso abusivo de medicamentos. Para evitar esse espasmo sempre que possível deve-se alongar, aquecer e hidratar o corpo, alterar a intensidade e o modo do exercício, nutrir-se com alimentos ricos em potássio; sódio; magnésio e cálcio. Caso as cãibras sejam provenientes da má circulação ou complicações neurológicas, é necessário procurar um médico.
Tetania A prática de alguns exercícios e outras atividades físicas podem requerer a estimulação contínua de um determinado músculo, este ao atingir um grau máximo de contração permanece contraído, condição conhecida como tetania.
Uma tetania muito prolongada pode causar a fadiga muscular. O músculo fadigado, após se relaxar, perde por um determinado tempo, a capacidade de se contrair. Pode ocorrer por