Fibra ótica
Será abordado através deste trabalho, a tecnologia da Fibra Ótica, que representa hoje um dos mais modernos sistemas de iluminação do mundo. A Fibra Ótica plástica é uma excelente condutora de luz, capturando-a de uma fonte de baixo consumo, com uma única lâmpada, e levando-a a outros inúmeros pontos. Neste processo, não há condução de energia elétrica ou térmica, tornado esta iluminação totalmente segura.
Através de um dispositivo de colorização, é possível gerar movimentos e efeitos especiais, seja qual for o uso. Como resultado obtém-se uma iluminação de impacto, eficiente, dinâmica, que realmente atrai a atenção do observador, seja em aplicações arquiteturais, decorativas ou de comunicação visual.
2. Fibra Ótica 1. Tipos de Fibra Ótica
A maioria dos sistemas de iluminação com fibra ótica utiliza-se da condução de luz pontual ou “endlight”, conforme processo descrito no tópico anterior. Este sistema oferece maior brilho e a possibilidade de aplicações funcionais. Porém, é possível obter-se efeitos ao longo da fibra através de alterações no índice de reflexão da camada externa, o que gera perda visível de luz pela lateral. Assim, é obtido o “cabo de emissão de luz lateral”, ou “sidelight”, cujas aplicações são geralmente decorativas.
3. Características 1. Baixo consumo elétrico, uma vez que uma única lâmpada pode iluminar diversos cabos, representando grande economia. 2. Extremamente durável. A fibra ótica tem vida média estimada em pelo menos 15 a 20 anos exposta ao tempo. 3. A manutenção é esporádica, o que resulta em uma economia ainda maior, geralmente resumida à troca periódica de uma única lâmpada no local do iluminador, ou seja, normalmente distante dos pontos que recebem a iluminação, nunca havendo necessidade de remover ou acessar os cabos de fibra ótica ou os seus respectivos terminais. 4. A fibra ótica não