fibra otica
Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza
Relatório
Seminário – Fibra Óptica
Curso: Eletrônica Turno: Tarde
Módulo: I
Componente Curricular: Leitura e Produção de Textos
Aluno: Lucas de Paula da Silva N°24
Aluno: Vinicius da Silva Gomes dos Santos Nº39
Aluno: Willian Correa Ribeiro Nº40
Professora: Edlamar
São José dos Campos
2013
Fibra Óptica
O que é: Fibras ópticas são fios longos e finos de vidro muito puro, com o diâmetro aproximado de um fio de cabelo humano, dispostas em feixes chamados cabos ópticos e usadas para transmitir sinais de luz ao longo de grandes distâncias.
Constituição:
Proteção plástica: Como todo cabo, a fibra ótica também precisa de proteção externa, para evitar que o desgaste natural ou as situações anômalas do tempo representem interferências no sistema. Geralmente, essa camada de proteção é composta por plásticos, tornando a aparência dos cabos de fibra ótica muito similar à apresentada por cabos de rede, por exemplo.
Fibra de fortalecimento: Logo abaixo da camada plástica, existe uma fibra de fortalecimento, bastante parecida com a que existe em cabos coaxiais de transmissão de sinal de televisão. Você sabe qual a função dela? Proteger a fibra de vidro de quebras que podem acontecer em situações de torção do cabo ou impactos no transporte. Se a camada de fortalecimento não existisse, qualquer movimento brusco que atingisse os cabos de fibra ótica resultaria em quebra da fibra principal e, consequentemente, na perda total do sinal transmitido.
Revestimento interno: Também chamado de “Coating”, o revestimento interno tem função similar à das fibras de fortalecimento. É ele que isola todos os impactos externos e também evita que a luz natural atinja as fibras de vidro internas, o que poderia resultar em interferências