Fibra Optica
Se você olhar bem de perto uma única fibra óptica, verá que ela possui as seguintes partes:
• Núcleo - minúsculo centro de vidro da fibra, no qual a luz viaja.
• Interface - material óptico externo que circunda o núcleo e reflete a luz de volta para ele.
• Capa protetora - revestimento plástico que protege a fibra de danos e umidade.
(Explicar como é a transmissão de luz {sinal} pela fibra ótica)
Em um cabo de fibra óptica, a luz viaja através do núcleo refletindo constantemente na interface, o que representa um princípio chamado de reflexão interna total. Como a interface não absorve nenhuma luz do núcleo, a onda de luz pode viajar grandes distâncias. Entretanto, uma parte do sinal luminoso se degrada dentro da fibra, principalmente em razão de impurezas contidas no vidro.
Monomodo
Como o nome já diz, as fibras monomodo só podem atender a um sinal por vez. Ou seja, uma única fonte de luz (na maior parte das vezes, laser) envia as informações por enormes distâncias. As fibras monomodo apresentam menos dispersão, por isso pode haver distâncias muito grandes entre retransmissores.
Teoricamente, até 80 quilômetros podem separar dois transmissores, mas na prática eles são um pouco mais próximos. Outra vantagem das fibras desse tipo é a largura da banda oferecida, que garante velocidades maiores na troca de informações.
Multimodo
Fibras multimodo garantem a emissão de vários sinais ao mesmo tempo (geralmente utilizam LEDs para a emissão). Esse tipo de fibra é mais recomendado para transmissões de curtas distâncias, pois garante apenas 300 metros de transmissões sem perdas. Elas são mais recomendadas para redes domésticas porque são muito mais baratas.
Na reflexão total ou interna nenhuma luz se refrata.
O