fibra de vidro
Para este estudo, será utilizado um levantamento bibliográfico de caráter exploratório e abordagem qualitativa.
A pesquisa bibliográfica é aquela que é estruturada em uma fundamentação teórica, onde se busca subsídios na literatura, podendo ser uma pesquisa exploratória quando tem como objetivo facilitar maior interação com o fenômeno, para torná-lo mais clara e qualitativa quando, o tratamento dos dados ocorre através de análise de conteúdo, que é exatamente o que se deseja realizar nesse estudo (COLOCAR O NÚMERO).
A consulta bibliográfica será realizada em publicações disponíveis na Bireme (Biblioteca UNIFESP), na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) como a LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), nas bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP) e UNESP que têm seus materiais indexados nas bases de dados Dedalus e publicadas em português nos últimos 10 anos. Serão também utilizados na pesquisa, livros, dissertações, teses e documentações oficiais do Ministério da Saúde.
A busca se dará através das palavras-chave criança, respiração, respiração bucal e correlacionadas com os DeCs (descritores cadastrados) e aceitos nacionalmente.
Os critérios de inclusão estabelecidos serão: artigos científicos que retratam de respiração bucal em crianças língua (português), textos completos, período, sendo, portanto excluídas as bibliografias que não contemplaram os aspectos acima citados.
Após selecionado o material, será realizada uma leitura sistemática, não interpretativa, mas apenas para se tomar conhecimento do conteúdo abordado no texto.
Em uma segunda leitura, será feita uma serão destacados os dados relacionados ao alcance dos objetivos propostos para a pesquisa os quais serão citados no trabalho e posteriormente relacionados nas considerações finais, delineando-se assim as respostas para os questionamentos iniciais, sendo então explicitado o objetivo proposto.