Fibra de algodão
SENAI BLUMENAU
CURSO TECNICO TÊXTIL
ALGODÃO
EVANIR OECHSLER DE GRAAUW
FLÁVIA CRISTIANE DA SILVA
JULIA ARIANE FERRETTI BERGAMO
KEHLWEEN ZASCHA NIENOW WIRMOND
VILMAR HASCKEL
Professora: Elizabeth Weber Rebellato
SENAI - Blumenau
Blumenau
2014
INTRODUÇÃO
O homem, a muito tempo, buscava alternativas para aprimorar sua vestimenta. A descoberta e manuseio de caules e plantas, desenvolveu o processo da produção de roupas através do entrelaçamento das fibras.
A fibra natural mais importante e muito utilizada para confecção dos mais variados segmentos têxteis é o algodão, que em comparação com fibras artificiais e sintéticas oferece maior conforto.
Ao longo desse trabalho será apresentada a origem, história, uso e consumo do algodão.
História do algodão
O algodão é uma fibra vegetal de cor branca ou esbranquiçada obtida dos frutos de algumas espécies do gênero Gossypium, família Malvaceae.
É considerado a mais importante das fibras têxteis, é também a planta de aproveitamento mais completo e que oferece os mais variados produtos de utilidade.
Existem divergências sobre a origem do algodão, não se sabe ao certo em qual pais ele surgiu. Datam 8 séculos antes de cristo as referências históricas sobre ele.
A origem do seu nome veio do árabe al que-Tum que significa “planta encontrada em terra conquistada”. Essa palavra gerou vários outros vocábulos. Como cotton em inglês e algodão em português. O algodão é comumente conhecido pela sigla CO derivada do nome inglês. Foram os árabes também os primeiros a fiar e tecer a fibra do algodão e difundiram a cultura do algodão pela Europa.
Na época da colonização a manufatura têxtil foi restringida pelo alvará de 1785, que só permitia o uso do algodão em tecidos rústicos para vestimenta de negros, escravos e embalagens. Só depois com a vinda da família real que foi suspensa essa