Fiat valoriza marketing e relacionamento na web
16 de fevereiro de 2009, 13:13
Entrevista: conversamos com João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing da Fiat. A montadora vai investir mais em digital este ano, não por aperto nos cintos, mas por acreditar que o digital é um caminho sem volta.
Por Adriana Azevedo
Ouvir, entender e atender o consumidor é um pressuposto de marketing e vendas em todas as empresas. A Fiat também procura entender e tirar o melhor proveito desta dinâmica, muitas vezes ampliada pela internet. Esta é a orientação de João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing, um entusiasta da web e dos blogs.
- Você poderia contar alguma novidade sobre os planos futuros de comunicação da Fiat?
- Em 2009 vamos investir mais em digital. Continuaremos a ter investimentos em todas as ferramentas, mas a porcentagem crescerá para o digital. Não só por ser um ano de apertos nos cintos, mas porque acreditamos que o digital é um caminho sem volta.
A Fiat já investe há alguns anos em inovação na comunicação, principalmente com o marketing digital. Tivemos experiências interessantes como o cinema interativo para o lançamento do Idea Adventure, depois o lançamento do Punto pelo mobile, entre outros. A inovação é um atributo forte da marca Fiat e de seus produtos e a internet transfere valor para este posicionamento. Mais ainda, a internet possibilita ajustes imediatos em nossa comunicação e tem um retorno de resultados muito claro.
- Qual o grau de importância de ferramentas de web analytics para o desenvolvimento e eventuais ajustes na comunicação da Fiat?
- Em época de mudanças no cenário econômico mundial, onde os investimentos são altamente avaliados e pensados, as empresas querem e optam por ferramentas de marketing que possibilitam aferir o resultado com mais precisão. Se percebemos que uma campanha ou uma ação está indo para um caminho que não queremos, podemos ver na hora e acertar os rumos por meio desta ferramenta.
Estas