FIA Case Del Valle
O que mais lhe chamou a atenção em termos de estratégia de marketing?
O fato que mais se destaca na estratégia de marketing do lançamento da linha de sucos Mini Valle Kids é a pesquisa realizada com crianças entre 5 e 10 anos para avaliação das embalagens dos produtos. Devido à idade dos entrevistados o método utilizado foi diferenciado, utilizando técnicas específicas para entender o universo mental de crianças dessa faixa etária.
A obsevação se deu através de atividades lúdicas como desenhos e criação de histórias e levantou pontos relevantes como a falta de empatia com os personagens (estranhos, não olhavam nos olhos, não tinham gênero definido) e a impressão de que eles não transmitiam segurança.
Após a apresentação desses resultados a subsidiaria brasileira redesenhou as embalagens de acordo com os pontos levantados pelas crianças do grupo entrevistado. Novos personagens foram criados, com olhos à vista, expressivos, com trajes que definiam o gêmero (meninos de short e meninas de saia), dentro de um cenário e contexto definidos.
As novas embalagens fora submetidas novamente à avalaiação de um grupo de crianças e desta vez os resultados foram completamente diferentes. As crianças se identificaram com os personagens e os associavam a situações positivas como amizade, brincadeiras e atividades ao ar livre. Resultado contrário aos relatos da primeira fase da pesquisa, quando as histórias tinham fins trágicos como o limão surfista que foi comido por um tubarão e as frutas esmagadas.
Como resultado da adaptação das embalagens ao gosto das crianças de modo a criar um vínculo emocional com elas, a Del Valle ampliou em 5% a participação no segmento de sucos de frutas no Brasil e a matriz da Del Valle no México, onde eram vendidos os sucos com as embalagens avlaidas na primeira fase da pesquisa, passou a adotar as novas embalagens desenvolvidas no Brasil não somente lá mas em todos os países onde o produto é comercializado.