Fhc Lula
1) A GLOBALIZAÇÃO E O NEOLIBERALISMO
O neoliberalismo foi implantado em 1980 na Inglaterra e nos Estados Unidos por Margareth Thatcher e Ronald Reagan respectivamente, visando uma menor intervenção do Estado sobre a economia. Como conseqüência deste novo modelo, a globalização ocasionou uma aproximação econômica dos países e indústrias passaram a se transformar em transnacionais o que resultou na exclusão de muitos países menos desenvolvidos que não tinham o necessário para poderem implantar empresas em seu território.
A globalização gera uma diferença social cada vez maior entre ricos e pobres e o neoliberalismo, que é responsável pela globalização, adota uma política conservadora que, gera assim um fraco desenvolvimento da parte social da sociedade.
2) PARTIDOS POLÍTICOS
É no século XIX que surge a expressão “farinha do mesmo saco”. Nesta época, partidos diferentes (liberais e conservadores) brigavam pelo poder sem apresentarem propostas diferentes, pois o único interesse destes era estar no poder. Esta situação foi se repetindo diversas vezes ao longo da história e ainda se encontra presente no mundo contemporâneo.
Um exemplo marcante deste problema é o Brasil. Durante a época de eleições essa situação fica clara. No horário político, partidos diferentes apresentam suas propostas, um após o outro, e percebe-se que quando as idéias apresentadas não são idênticas, são somente formuladas de outra maneira, assim camuflando as semelhanças entre idéias de diferentes cunhos.
Deve-se ter em mente também, que alem de os partidos apresentarem propostas muito parecidas, em alguns países eles ainda podem mudá-las a qualquer momento durante a campanha. Essas alterações são estrategicamente pensadas, pois assim fazem com que a população acredite que o que eles oferecem é da necessidade da população.
Atualmente no Brasil, esses dois casos estão muito presentes. Nas eleições de 2010, principalmente PT, PV e PSDB lutaram pelo