FGV- Tarefa Individual- Estrategia de Empresas
Módulo: 3
Fórum
Título: Cirque du Soleil - Reinvenção do espetaculo
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma:
Introdução
O objetivo dessa tarefa é abordar questões referentes à estratégia empresarial como forças competitivas, inovação, estratégias de competição e cadeia de valor.
O desafio desse trabalho é de fazer a apresentação destes conceitos e com base neles observar as práticas do sucesso do Cirque du Soleil à luz destes conceitos.
O Cirque du Soleil nasceu em 1984, tendo sido criado por um grupo de artistas de rua. Guy Laliberte, um dos seus fundadores, era um desses artistas músico e acordionista. Em 1987, Guy Laliberte decide apostar tudo na participação no Los Angeles Art Festival, que foi um grande êxito.
Em 1999 foi criada a Cirque´s du Soleil Multimédia, que teve por missão criar produções originais para televisão, DVD e cinema. Em 2000, o Cirque du Soleil cria um filme no formato IMAX, distribuído pela Sony Pictures Classics, oferecendo aos espectadores uma experiência inteiramente nova.
O Cirque du Soleil traduz uma empresa inovadora que combina elementos de circo e teatro.
Por fim, a finalidade desta exposição de temas é mesmo fixar conceitos e provocar debates.
Cinco forças competitivas
Sabemos que as cinco forças competitivas desenvolvidas por Porter em um modelo para análise estrutural que atuam sobre uma Indústria e provocam implicações estratégicas são: Ameaça de novos entrantes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaça de produtos substitutos, Poder de barganha dos clientes, e a rivalidade entre os concorrentes.
Ameaça de novos entrantes: criar barreiras e/ou condições para que a concorrência tenha dificuldades para penetrar no nicho de mercado ao qual se atua.
Poder de barganha dos fornecedores: é necessário analisar a questão da diversidade de forneceres que a empresa necessita, pois os fornecedores tentem a querer manter o controle de preços, forçando a “fidelização”. A