Fgts
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALIANA VIEIRA
AURIANA MOREIRA
CARLA MIRANDA
ELVES GORONE
INGRID
RUTINEIA ALVES
WESLEY PRATA
FGTS
TEIXEIRA DE FREITAS
2012
ALIANA VIEIRA
AURIANA MOREIRA
CARLA MIRANDA
ELVES GORONE
INGRID
RUTINEIA ALVES
WESLEY PRATA
FGTS
Trabalho apresentado para fins de avaliação do 1º Bimestre, solicitado e orientado pelo Prof. Ronaldo Andrade, elaborado pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis V Período.
TEIXEIRA DE FREITAS
2012
INTRODUÇÃO
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado na década de 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Sendo assim, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na CAIXA, em nome dos seus empregados e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
No decorrer deste estaremos apresentando seu conceito, quem tem direito, quando sacar e quais documentos necessários, assim como seu uso em programas de financiamento e o papel, obrigações, guias e aplicativos utilizados pela empresa.
Estaremos abordando o tema de forma clara e objetiva, visando a compreensão e o esclarecimento de todos, de forma à apreciar de forma crítica o trabalho apresentado.
CONCEITO
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pelo Governo Federal, com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na CAIXA, em nome dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem exclusivamente aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
O percentual de 8% do FGTS não é recolhido somente sobre o valor do salário recebido pelo empregado. Incide, também, sobre o valor das