fgnfgb

4610 palavras 19 páginas
Sociologia – 2º ano do Ensino Médio
1.3. MOVIMENTOS SOCIAIS
Qualquer que seja a forma de opressão, explicitada em qualquer dimensão da vida social, política, religiosa, cultural, etc., ou qualquer que seja sua natureza se estrutural – decorrente da maneira como a sociedade é estruturada para se reproduzir – ou conjuntural – decorrente de fatores momentâneos ou circunstanciais -, o fato é que para superar as condições desiguais e opressoras da sociedade, é necessária a ação conjunta de homens e mulheres de forma a potencializar sua força – através de um movimento – em direção à mudança social ou a conservação das relações de opressão.
O movimento social é o conjunto organizado e unificado de grupo de pessoas que se mobilizam em pró de ideais que são consideradas justas para todos, por isso, todo movimento social é composto de três elementos essenciais:
* Projeto – é a proposta do movimento que pode ser de mudança ou de conservação das relações sociais, está relacionado com os objetivos, metas, enfim, no que o movimento pretende; * Ideologia – é o conjunto de idéias que fundamenta os projetos e as práticas dos movimentos, revelando sua “visão de mundo” e definindo o sentido de suas lutas. A própria forma de organização e direção de um movimento revela seu caráter ideológico;
* Organização – é a forma ou a estrutura como está organizado o movimento, isto é, sua hierarquia administrativa e condições materiais.
1.4. TIPOS DE MOVIMENTOS SOCIAIS
Movimento operário – é o mais antigo de todos no interior do capitalismo e nasceu e se desenvolveu com o capitalismo industrial. O movimento operário desenvolveu-se imensamente, organizando-se por categoria em todos os níveis, desde a unidade empresarial, local, regional, nacional e internacionalmente. Este é um movimento que se manifesta através de sindicatos fortes e organizados, bem como através de suas centrais sindicais, que os trabalhadores conseguiram muitos dos direitos que existem nesta esfera da

Relacionados