FGE 1 ROT 2 15 1
Laboratório de Física
Roteiro 02
Física Geral e Experimental I
(2015/01)
Cinemática de um Movimento Acelerado
2
1. Cinemática do Movimento Acelerado
Determinação da velocidade inicial e da aceleração de um objeto de um
Movimento Uniformemente Acelerado.
2. Material utilizado:
Colchão de ar linear;
Nível de bolha;
Cronômetro digital múltiplo;
Trena milimetrada.
3. Estudo do movimento
Diz-se que um objeto realiza um Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) quando a aceleração do sistema é constante e suas funções horárias da posição e da velocidade são:
(1)
e
(2)
4. Descrição do equipamento
No laboratório de Física, temos o trilho de ar, projetado para minimizar as forças de atrito com a superfície de contato com o objeto em movimento, fazendo com que o corpo se desloque sobre um colchão de ar comprimido, o que elimina o contato direto entre o corpo e a superfície do trilho por onde ele desliza. Ao longo do trilho existem pequenos orifícios regularmente distribuídos por onde sai o ar comprimido, fornecido por um gerador de fluxo de ar. Portanto, o colchão de ar manterá o corpo "flutuando", permitindo o seu movimento com atrito muito reduzido.
Cinco fotocélulas estão fixadas ao longo do trilho do colchão de ar. Duas fotocélulas consecutivas, acopladas a cronômetros digitais, registram o intervalo de
UNINOVE – FGE I - Roteiro 2 – Cinemática de um Movimento Acelerado – 2015 1
3
tempo para a passagem de um móvel entre elas. A primeira fotocélula ativa o trigger do relógio. Dessa forma, intervalos de tempo t , são registrados automaticamente.
O sistema utilizado neste experimento é eletromagnético. Para utilizá-lo devese encostar o móvel, e ligar a chave normalmente aberta para energizar o sistema.
Para dar início ao movimento, basta acionar a chave, cortando a energização do eletroímã. 5. Procedimento experimental
5.1.
Medidas com o trilho na horizontal
5.1.1. Posicionar o móvel deslizante sobre o trilho de