ffm-fundaçao faculdade de medicina
PESQUISA E ASSISTÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE.
A Fundação Faculdade de Medicina - FFM é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1986 pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para atuar na promoção do ensino, pesquisa e assistência em saúde e apoiar as atividades da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP).
A principal função da FFM é, portanto, contribuir para o aperfeiçoamento da gestão institucional da FMUSP e do HC/FMUSP, conferindo maior agilidade, eficácia e credibilidade às iniciativas acadêmicas e de assistência nas áreas de saúde.
Mantém, desde 1988, um convênio de cooperação com a SES-SP, que prevê a realização de uma série de atividades gerenciais, que vão desde o faturamento dos serviços de atendimentos médico-hospitalares e a gestão dos recursos humanos do Sistema FM/HCFMUSP, até reformas e compras de equipamentos e insumos, entre outros. Também apoia programas do Sistema FM/HCFMUSP, seus cursos de extensão, eventos, projetos de pesquisa, entre outras iniciativas.
A gestão financeira destes recursos se dá através da movimentação de contas dos Centros de Gerenciamento, ou CG’s, conforme as diretrizes aprovadas pelo Conselho Curador da FFM, Conselho Deliberativo do HC/FMUSP e Congregação da FMUSP.
Mantém, em conjunto com o Sistema FM?HCFMUSP, parcerias com instituições interessadas no desenvolvimento das ciências médicas, tais como: Ministérios, Secretarias Estaduais e Municipais, Agências de fomento à pesquisa, Hospitais, Indústrias Farmacêuticas, iniciativa privada, instituições internacionais, entre outros. Também foi responsável pelo Projeto de Restauro e Modernização da FMUSP.
A FFM tem suas atividades auditadas pela Curadoria de Fundações do Ministério Público, por auditoria externa independente e pelo Tribunal de Contas do Estado. Também presta contas