Ffffffffffffffff
A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e está constituída de modo a oferecer a resistência de um pilar de sustentação, mas também a flexibilidade necessária à movimentação do tronco. Assim, ela projeta a medula espinhal do sistema nervoso central que está alojado no seu interior, serve pivô para suporte e mobilidade da cabeça, permite movimentos entre as diversas partes do tronco e dá fixação a numerosos músculos. Sua principal função é suportar o peso da maior parte do corpo e transmiti-lo, através da articulação sacroilíaca para os ossos do quadril. Para cumprir essa função, a coluna apresenta certas características.
Estão constituídas de 33 peças esqueléticas, as vértebras colocadas umas sobre as outras no sentido longitudinal, de modo a formar um conjunto que se estende pela nuca, tórax, abdome e pele, donde reconhecermos sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, cinco sacrais e quatro coccígenas. As vértebras sacrais são fundidas em peça única, o sacro alicerce da pelve, que se articula com os ossos do quadril. As vértebras coccígeas são rudimentares no homem e não têm a importância que lhes é conferida nas espécies caudadas. Por ser um suporte de peso, a parte anterior das vértebras, corpo vertebral, aumenta de volume da porção cervical à lombar, uma vez que as vértebras inferiores têm sobrecarga de peso, quando comparadas com as vértebras superiores.
Apresenta, entre os corpos vertebrais, um disco intervertebral, fibrocartilaginoso, depressível, capaz de absorver os aumentos de pressão numa súbita sobrecarga da coluna e conferir mobilidade entre vértebras adjacentes. Apresenta curvaturas no sentido ântero-posterior, indispensáveis para a manutenção do equilíbrio e da postura ereta. (1)
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana.
2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000
Curvatura da coluna
Antes do nascimento, a coluna vertebral acompanha a forma da parede na cavidade uterina, como faz o feto, de modo que