Feudalismo
PESQUISA DE HISTÓRIA
ALUNO:
PROFESORA:
DISCIPLINA: História
SÉRIE:
GUAIRAÇÁ-PR, MARÇO DE 2011.
O FEUDALISMO NA EUROPA
DO BENEFÍCIO AO FEUDO
O feudalismo foi um sistema que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII, ou seja, na chamada Idade Média.
O conceito feudalismo deriva da palavra feudo, que significa “bem dado em troca. Nesse período, a terra converteu-se no bem mais importante, por ser a principal fonte de sobrevivência e de poder. Doação de terra e poder aos lideres. Na idade media o maior bem era a terra que cada uma possuía. Os senhores destas terras eram os aristocratas que firmavam juramento de fidelidade entre eles, que era assegurar a posse da terá e seu poder sobre ela.
Quem passava o feudo era chamado de suserano e quem recebia era o vassalo.
A SOCIEDADE FEUDAL
Segundo Adalberón de Laon, bispo do século XI, que resumiu a estrutura da sociedade feudal em um poema e que era a ordem celestial – Pai, Filho e Espírito Santo: A sociedade feudal é dividida em três grandes ordens. A primeira compreendia os integrantes do Clero, que cuidavam da fé cristã. A segunda reunia a Nobreza os que lutavam. Já a última ordem era aquela constituída pelos Camponeses, que trabalhavam para sustentar toda população.
A ECONOMIA FEUDAL
UMA ECONOMIA DE BASE AGRÁRIA
A agricultura era a atividade econômica que predominava durante a época feudal e envolvia toda a população, direta ou indiretamente.
O senhorio (feudo), a unidade básica de produção do sistema feudal, era praticamente auto-suficiente. Produzia tudo ou quase tudo de que tivesse necessidade: galinha, boi, carneiro, leite, madeira, ferro etc. O que não era produzido pelo senhorio, era adquirido nos pequenos mercados das aldeias. Embora a agricultura tenha sido a base economia, o comércio e o artesanato não acabou.
O ENSINO E A CULTURA NA EUROPA FEUDAL
O