Feudalismo
-Definição de Feudalismo: foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal.
-Características da sociedade feudal: hierarquizada. Economia baseada na agricultura. Dependência social. Poder político da nobreza e dos senhores feudais. Camponeses
-Propagação do feudalismo
-Vassalagem: Vassalo significa súdito de um soberano.O vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e em troca fazia um juramento de absoluta fidelidade. Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios.
-Classes sociais: O clero, tinha como função oficial rezar. A nobreza (também chamados de senhores feudais), tinha como principal função a de guerrear e exercer poder político sobre as demais classes. Os servos da gleba, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar.
-Feudos hereditários: os feudos eram passados de geração em geração.
-Guerras: as guerras eram muito frequentes, e tinham como causa a disputa de terras ja que, naquela época quem tinha mais terras era considerado mais poderoso.
-Educação: era muito restrita, so os filhos dos senhores feudais possuiam o direito de estudar. Além disso, a educação era baseada nos dogmas da igreja.
-Artes: A igreja tinha grande força na arte, pois ela controlava a maioria do poder e terras. A vida de um campones era voltada a igreja. Então a maioria das obras de arte, seja pintura, escultura ou até arquitetura, tinha uma grande influencia religiosa
-Fim do feudalismo: foi maracado pela transição do feudalismo com o capitalismo.