Feudalismo
Os servos recebiam do senhor feudal um pedaço de terra para produzir em troca de proteção, pois as guerras entre os feudos eram constantes. Além de pagar impostos e tirar da terra, somente, o extremamente necessário para a sobrevivência, todo o pequeno excedente da produção deveria ser entregue ao seu senhor. Se a terra fosse vendida esses trabalhadores passariam a dever suas obrigações ao novo dono,ou seja, ao novo senhor feudal. Esta prática gerou acumulação de riquezas nas mãos da nobreza e da Igreja; a mobilidade social inexistia.
Na metade do século XIV até o século XVIII, a Europa foi atingida pela peste ne- gra. Doença transmitida pelas pulgas dos ratos, similar à peste bubônica, que matou quase um terço da população européia, eliminando mais de vinte milhões de pessoas. Muitos servos morreram e os senhores feudais ficaram frente a frente com uma enor- me escassez da mão-de-obra, sendo obrigados a “alugar” a força de trabalho em larga escala. Assim, o aluguel da força de trabalho passou a ficar cada vez mais caro e os trabalhadores agrícolas se fortaleceram, emergindo as rebeliões camponesas.
Outra força social, lentamente, ganhou espaço: a burguesia. Os burgueses eram os habitantes dos burgos, pequenas cidades que iam se formando no cruzamento de rotas comerciais. Os burgos foram se desenvolvendo, reunindo vários