feudalismo
O feudalismo teve início no século V, quando os germânicos invadiram o Império Romano. As características do Feudalismo são : poder descentralizado e economia baseada na agricultura.
Na Idade Média, prevaleceram as relações de vassalagem e suserania, onde o suserano fornecia o feudo ( lote de terra ) ao vassalo, e assim o vassalo, promete-lhe trabalho e fidelidade.
Todos os poderes e direitos ficam na mão dos senhores feudais, donos do feudo ( lotes de terra )
A sociedade feudal era uma hierarquia estática. A nobreza feudal recolhia impostos dos camponeses . O clero ( membro da igreja Católica ) era muito poderoso, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava os dízimos. A terceira cama da sociedade era composta por camponeses e pequenos artesãos. Os camponeses deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, como a corveia ( trabalho de 3 a 4 dias nas terras dos senhores feudais ), talha e banalidade.
A economia feudal era baseada principalmente na agricultura. Na época, já existiam moedas, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos eram mais comuns. O feudo era a base de poder, pois quem tivesse mais feudo, teria mais poder. O artesanato também era praticado, mas a produção era baixa, pois as técnicas eram muito antigas e sem tecnologia.
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Como ela a detentora do poder espiritual, ela influenciava no modo de pensar das pessoas, e também no modo de agir delas. Ela também tinha grande poder econômico, pois possuía grande quantidade de feudo e até mesmo servos trabalhando. Como os monges eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade, eles passavam a maior parte do tempo copiando livros e a Bíblia.
As guerras no tempo feudal, era o melhor modo de obter feudo, os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder.