Feudalismo
Sistema feudal O feudalismo começou a surgir com a queda do Império Romano e as invasões bárbaras. Ambos contribuíram com elementos para a formação do sistema feudal. Dentre as contribuições do primeiro destacamos o colonato, costume romano no qual os camponeses eram dependentes de um proprietário rural para a utilização da terra.
Mesmo não sendo escravos, os colonos não podiam deixar o proprietário, pois lhe deviam uma série de obrigações. Além disso, o feudalismo herdou as características típicas da fase final do Império romano, ou seja, sociedade ruralizada, comércio decadente e um Estado fraco e pouco presente.
Dentre as contribuições dos povos bárbaros podemos destacar a produção agrícola voltada para o consumo próprio, a não utilização de moedas, o comitatus (tradição que estabelecia uma relação de fidelidade mútua entre chefes e guerreiros) e o beneficium (o pagamento, pelos chefes bárbaros, de seus colaboradores, com terras).
Somando-se a isto tudo tivemos ainda durante a Idade Média o efeito da dominação árabe-muçulmana sobre o Mediterrâneo. Durante o período de controle árabe, o comércio europeu se enfraqueceu fortemente, pois o Mediterrâneo era a principal via de comércio entre a Europa e Ásia. Sem a possibilidade de comercializar com outras regiões a Europa acabou desenvolvendo uma economia