FEUDALISMO HIST RIA
“HENRIQUE COUTINHO”
FEUDALISMO
Bruna Araújo
Bruna Machado
Daniela Bragança
Eduardo Rodrigues
Eduardo Silva
Mirella Zucolotto
Iúna - ES
2012
Bruna Araújo
Bruna Machado
Daniela Bragança
Eduardo Rodrigues
Eduardo Silva
Mirella Zucolotto
FEUDALISMO
Trabalho apresentado para obtenção de conceito na disciplina de História ao Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Henrique Coutinho” orientado pela professora Viná Garcia Silveira de Moraes.
Iúna - ES
2012
Feudalismo
Feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais. Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou naEuropa durante a Idade Média. O feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.
Origem do Feudalismo
O feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas ao Império Romano do Ocidente. Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.c. em decorrência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores romanos, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano.
O esfacelamento do Império Romano do Ocidente e as invasões bárbaras, ocorridas em diversas regiões da Europa, favoreceram sensivelmente as mudanças econômicas e sociais que vão sendo introduzidas e que alteraram completamente o sistema de propriedade e de produção