Feudalismo europeu
· Origens, influência e geografia
1. PRINCIPAL REGIÃO: EUROPA OCIDENTAL
O feudalismo é um sistema econômico, político e social que começou a se estruturar na Europa ao final do Império Romano do Ocidente
2. PERÍODO: aproximadamente entre os séculos V e XV
Iniciou no século V, atingiu seu apogeu no século X e praticamente desapareceu ao final do século XV.
3. COLONATO ROMANO
Homens romanos de menos posses iam buscar proteção e trabalho nas terras dos grandes senhores. Para poderem utilizar as terras, eram obrigados a ceder ao proprietário parte do que produziam. Essa relação entre o senhor das terras e aquele que produzia ficou conhecida por colonato.
· Política
1. DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER
Com a ininterrupta ruralização do Império Romano, o poder central foi perdendo seu controle sobre os grandes senhores agrários. Aos poucos, as vilas romanas aumentavam sua autonomia. Cada vez mais o poder político descentralizava-se, permitindo ao proprietário de terras administrar de forma independente a sua vida.
2. RELAÇÃO DE SUSERANIA E VASSALAGEM
As relações entre o suserano e o vassalo, baseadas na honra, lealdade e liberdade tiveram suas origens no comitatus, que era um grupo formado pelos guerreiros e seu chefe. Possuía obrigações mútuas de serviço e lealdade. Os guerreiros juravam defender seu chefe e este se comprometia a equipá-los com cavalos e armas. Mais tarde, no feudalismo, essas relações de honra e lealdade geraram as relações de suserania e vassalagem.
· Economia
1. SUBSISTÊNCIA
Por volta do fim do Império Romano do Ocidente, os grande senhores romanos abandonavam as cidades, fugindo da crise econômica e das invasões germânicas. Iam para seus latifúndios no campo, onde passavam a desenvolver uma economia agrária voltada para a subsistência, ou seja, produzia-se para o próprio consumo.. Esses centros rurais eram conhecidos por vilas romanas, originando os feudos medievais.
2. OBRIGAÇÕES SERVIS ( talha, convéia, banalidades e