Feudalismo, Absolutismo e Renascimento
Neste trabalho, iremos expor algumas ideias, conceitos e pensamentos sobre os sistemas de governo político sobre o Feudalismo, Absolutismo e Renascimento que tiveram início na Europa e depois se expandiram por todo o mundo. Mostraremos também a diferença entre o pensamento medieval e rensacentista onde a cultura e a ciência reacenderam-se. Apresentaremos, em seguida, aspectos exitentes, atualmente, neste mundo moderno que revivem, sem a percepção, costumes oriundos do período medieval.
Questões
1.Fazer uma analogia dos sistemas: Feudalismo, Absolutismo e Renascimento.
O Feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações entre os servos e os senhores feudais. Ele tem suas origens na decadência do Império Romano, e predominou na Europa durante a Idade Média já o Absolutismo foi um controle político administrativo que envolvia os três poderes, a aliança do rei com a burguesia fortalecendo seu poder beneficiando essa mesma burguesia e o Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que não mais correspondia ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval e sim pela ideia de que o homem possuía dons artísticos e inteligência necessários para transformar o meio onde vivia, deixando de lado os pensamentos medievais e colocando- o no centro de tudo.
2.Quais os pensamentos mais relevantes do homem medieval e do homem renascentista.
MEDIEVAL: Teocentrismo:“Deus é o centro de tudo”. A vida cultural está ligada ao Cristianismo. As obras de arte e os livros mais importantes tratam de temas religiosos, o prédio mais destacado de uma cidade era e igreja.
RENASCENTISTA: antropocentrismo: “o ser humano no centro das atenções”. Valorização da vida terrena. Os palácios dos reis e dos nobres podem ser tão grandiosos quanto as igrejas. Além das cenas religiosas, os