Festividades de Santos Reis
Genivaldo Pinto da Cruz
Escolhi como tema para meu trabalho os festejo de Santo Reis, pois faz parte da Cultura de meu município. O qual tem como tradição fazer esse momento festivo e alusivo no dia 5 e 6 de cada ano buscando a valorização dos elementos políticos e sociais através desta manifestação popular.
A festividade de Santo Reis resgata os valores de nosso folclore nos dias atuais mostrando para os jovens os traços marcantes da cultura popular de décadas mais antiga através do sanfoneiro, carrossel, parques de diversões e uma mistura de dança de forma tradicional. ARTEFATOS ESCOLHIDOS:
Neste trabalho usarei como artefatos a musica, a dança e os meios de comunicação como forma de transmitir a cultura vivida por outras gerações e que o mundo contemporâneo vem perdendo o sentido de valor e incorporando novas configurações culturais. O objetivo de se trabalhar as festividades de Santos Reis fundamenta em transmitir a comunidade uma reflexão sobre a importância do valor cultural da sociedade atual resgatando os elementos culturais, políticos e sociais direcionando principalmente para as crianças e adolescentes estimulando o gosto pela permanência das tradições como a identidade de um povo. As Festividades de santos Reis é de suma importância, pois para as pessoas, especialmente as mais velhas acreditam e reverenciam Santos Reis como o protetor contra a peste, a praga na lavoura, pela fartura e por dinheiro. Segundo Maria Clara Tomaz Machado (1996), em sua tese de doutorado diz que a cultura popular quando entendida como folclore, como tradição, é uma maneira de pensar essa cultura no passado. Lucia Pergo enfatiza que as festas populares são tradições que constituem a resistência dos povos em defesa de sua cultura e de seus costumes. (PERGO, 2011, p.1) Marie Louise Nery (2003) diz que moda não é simples vestimentas, que ela é