Festival Internacional de Teatro de S o Jos do Rio Preto
A cada temporada, traz à tona novos conceitos do teatro contemporâneo, incluindo em sua programação criações locais, nacionais e internacionais, que são apresentadas em espaços fechados e locais públicos em diversos pontos da cidade.
2011
Completando 11 anos de formato internacional, o festival apresenta, entre 7 e 16 de julho, 39 espetáculos – cinco internacionais e 34 nacionais. Entre os brasileiros, há seis infantis, seis de rua e dez de grupos de Rio Preto. Na seleção tem grupos do Irã, Argentina, Bélgica, Chile Portugal e de outros estados do país: Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, e Paraná. O festival propõe a questão: “Como os dramaturgos e criadores absorvem a realidade e a devolvem em forma de espetáculo?” e mantém a proposta de se reciclar e propor conceitos.
Novidade do FIT Rio Preto deste ano é a Mostra Petrobras, que destaca da programação cinco espetáculos de grupos e companhias patrocinados pela empresa. Abrindo o FIT, o espetáculo "Sua Incelença, Ricardo III", do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte. De Brasília, vem o "Circo Teatro Artetude", com "O Grande Circo dos Irmãos Saúde" ocupando ruas e praças. A Mostra apresenta também a consagrada Companhia do Latão, com o espetáculo "Ópera dos Vivos", e "Ôxigênio", da Companhia Brasileira de Teatro. Fechando o FIT, o tradicional Grupo Galpão, de Minas Gerais, com o espetáculo "Till - A Saga de Um Heroi Torto", que marca a volta do grupo ao teatro de rua.
Entre os endereços das apresentações, são 22 espaços ao ar livre (praças e ruas) e cinco locais