Festejo do Divino Relatos
HISTÓRIA – 2º PERÍODO – VESPERTINO
ALUNAS: CAMILLA CASTRO E DANIELE GOMES
HISTÓRIA ORAL
PROFESSOR FERNANDO FURTADO
RELATÓRIO:
ALCÂNTARA – FESTEJO DO DIVINO
SÃO LUÍS – MA
2013
SUMÁRIO
Introdução ....................................... 01
Passeios e Festejo relatos: .............02
Métodos:...........................................04
Entrevistas:.......................................05
Anexo:...............................................07
Introdução
O Festejo do Divino Espírito Santo, realizado durante 12 dias na cidade de Alcântara, trouxe uma experiência nova para aos alunos e professores da Faculdade Santa Fé.
Onde houve um passeio turístico para nos familiarizar com a cidade, com a sua história e diversas pesquisas sobre o que ocorria no dia 18 de maio de 2013, sábado, para fins de estudo. Essa manifestação cultural é passada em geração a geração com intuito de resgatar a memória de um feito milagroso. O festejo é uma grande realização da cidade onde abrange não só a população local, mas de todo o Estado se tornando referência turística. Suas principais figuras são as crianças que representam a história da promessa da Imperatriz Izabel de Aragão pro Imperador D. Dinis. O império se estrutura de acordo com uma hierarquia no topo da qual estão o imperador e a imperatriz (ou rei e rainha), abaixo do qual ficam o mordomo-régio e a mordoma-régia, que por sua vez estão acima do mordomo-mor e da mordoma-mor. A cada ano, ao final da festa, imperador e imperatriz repassam seus cargos aos mordomos que os ocuparão no ano seguinte, recomeçando o ciclo.
Passeios e Festejo: relatos.
Com uma travessia de barco nauseante, São Luís – Alcântara, andamos até a escola
John Kennedy onde os professores e alunos da Faculdade Santa Fé se instalaram, porém eu, Camilla Castro e Daniele Gomes com outros colegas seguiram a pousada dos Guarás, um pouco depois da instituição. Mas logo quando chegamos à cidade já