FESQ
O Festival de Esquetes de Cabo Frio tem como finalidade incentivar a criação teatral, a formação de plateia, difundir valores culturais, artísticos e sociais além de democratizar o acesso ao teatro e demais expressões, através de: “FESQ Esquetes”, “FESQ Convida”, “FESQ nos Bairros”, “Arena FESQ”, “FESQ Oficinas” e “FESQ Bar”.
O tema é livre, portanto são aceitos textos inéditos ou consagrados, incentivando assim a pesquisa sobre teatro e a divulgação de novos dramaturgos. Não há distinção em relação à linguagem cênica, podendo competir esquetes de qualquer estética.
São aceitos para participar grupos amadores e profissionais. Os grupos devem ter de 01(um) a 10(dez) participantes em cena - lembrando que o FESQ conta com (01) um operador de som e (01) operador de luz disponível para os grupos, além de equipe completa de contra-regras. Cada grupo terá um representante, que será o responsável pela inscrição, comunicação com a produção do evento e pelo grupo. Os grupos poderão se inscrever com quantos esquetes desejarem, o que poderá acarretar na seleção de mais de um esquete/grupo ou não.
Para competir, há uma seleção prévia onde a companhia deve mandar uma série de documentos e ser selecionada entre as 28 esquetes que serão apresentadas nos 4 ou 5 dias de festival, que geralmente acontece no segundo semestre do ano. O palco do Teatro Municipal de Cabo Frio fica à disposição dos grupos selecionados a partir de 13h nos dias em que forem as suas respectivas apresentações, para que cada um faça o seu reconhecimento de palco. Cada grupo tem 20 minutos improrrogáveis, e nestes ensaios técnicos são definidas as marcas de luz e a sonoplastia (utilizando o material de iluminação e som postos à disposição pela produção). São oferecidas gratuitamente pela produção: oficinas e hospedagem em alojamento coletivo. Cada grupo é responsável pelas suas despesas com transporte, alimentação e itens de higiene pessoal. Todos os itens de apoio técnico específicos do