Fesagem

2901 palavras 12 páginas
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MANUTENSÃO INDUSTRIAL
(ELECTROMECÂNICA)

Ano lectivo de 2011/2012

Isabel Marques

FRESAGEM

A fresagem ou fresamento é uma operação caracterizada por o arranque de apara ser realizado por uma ferramenta rotativa (fresa). A fresa é uma ferramenta múltipla, constituída por um cilindro, no qual se abrem vários dentes com o formato de uma ferramenta simples. Devido ao movimento da ferramenta (mov. de corte), conjugado com o movimento de translação da peça (mov. de avanço), resulta o arranque do material que vai surgindo na frente dos gumes da ferramenta.

Uma das principais vantagens desta operação, é o facto de ser praticamente contínua e, no entanto, os vários cortes da ferramenta trabalham apenas durante uma parte da sua rotação, arrefecendo durante a outra parte. Deste modo, é possível trabalhar com maiores velocidades de corte e, consequentemente, obter maiores rendimentos usando este tipo de maquinagem.

Se bem que os diversos gumes de corte da fresa não trabalhem continuamente, a operação pode considerar-se contínua, pois quando um gume está a terminar o arranque da apara, já outro ou outros, (dependendo do passo dos dentes da fresa) estão a iniciar o corte.

Neste tipo de maquinagem pode realizar-se uma grande variedade de trabalhos de aplainamento, rasgos, perfis, engrenagens, etc..

Nestes trabalhos, a fresa pode cortar o material essencialmente de dois modos: fresamento cilíndrico e fresamento frontal. No fresado cilíndrico, a ferramenta tem apenas gumes de corte na sua periferia e no fresado frontal, a fresa tem gumes na periferia e no topo do cilindro que a constitui.

Fresamento cilíndrico Fresamento frontal

Quanto aos movimentos relativos da peça e da fresa no fresamento cilíndrico, estes podem ter o mesmo sentido ou sentidos opostos. No primeiro caso diz-se que o fresamento é em concordância ou

Relacionados

  • Transmissão de torque
    3049 palavras | 13 páginas