Ferrp
Os estados de oxidação mais comuns para o cátion de ferro são os +2 e o +3, os quais são, respectivamente, identificados pelos sufixos OSO e ICO. Dentre os compostos que apresentam o ferro nesses estados de oxidação, estão o óxido ferroso (FeO) e o óxido férrico (Fe2O3). Mas o elemento ferro pode ainda dar origem a compostos nos quais esse elemento assume outros estados de oxidação, que podem variar de +4 a +6, os quais são menos comuns do que os demais. Por exemplo, no composto ferrato de potássio, de fórmula molecular K2F3O4, o ferro está no estado de oxidação +6, tendo este cátion perdido seis elétrons. Já os estados de oxidação +4 e +5 para o ferro são vistos em processos de origem enzimática.
Nos processos de obtenção do elemento químico ferro merecem destaque aqueles que envolvem a oxi-redução (variação de NOX). Por exemplo, tem-se a redução dos minerais de natureza óxida, onde inicialmente os óxidos do elemento ferro são reduzidos com monóxido de carbono, produzindo assim o ferro metálico, conforme as equações abaixo, que expressam a redução da magnetita.
Fe3O4 + 3CO → 3FeO + 3CO2
Na equação acima são necessários três mols de monóxido de carbono para cada mol de magnetita, de modo que o produto de interesse é o óxido de ferro,