ferrovias
Trens 1830-1900 Ferrovias significaram o fim para canais e treinadores. Ferrovias foram para transformar a Grã-Bretanha no século XIX. Vagão puxado em pistas já existia há algum tempo, mas estes vagões tinham sido puxado por cavalos. Avanços em ferrovias ocorreu ao longo do século XIX, mas há uma série de datas importantes na história dos caminhos de ferro:
1804: Richard Trevithick construiu uma locomotiva a vapor para as suas obras de ferro em Penydarren no País de Gales . Foi construído essencialmente por uma aposta , mas ele conseguiu puxar dez toneladas de ferro. No entanto , como a maioria dos primeiros modelos , era altamente fiável. O que ele fez , encorajou outros a melhorar em seu design.
1811: John Blenkinsop inventou um motor a vapor que tinha engrenagens em uma de suas rodas. Estes agarrou um trilho adicional previsto na linha ferroviária normal e deu o seu motor mais aderência.
1813: O " Billy de sopro " foi construído por William Hedley para puxar vagões de carvão na mina de carvão Wylam em Northumberland. Era tão confiável que ele foi usado por cinqüenta anos. Um homem chamado George Stephenson viveu em Wylam . Seu pai olhou depois que o motor de bombeamento na mina de carvão . No momento em que George tinha quinze anos, ele estava trabalhando com o mesmo motor , como seu pai . George Stephenson era fascinado por máquinas a vapor e em 1821 ele foi feito para o engenheiro mineiro. Os donos da mina decidiu construir uma linha ferroviária de Stockton a Darlington , para que pudessem passar o seu carvão a um grande mercado com mais facilidade. Stephenson foi dada a tarefa de construir essa linha.
1825: a linha férrea Stockton a Darlington foi aberto. Duas locomotivas foram utilizados (a " Experiência " e "No 1") e eles poderiam puxar 21 vagões de carvão 25 milhas a 8 quilômetros por hora. Isso era inédito na época e logo a linha estava no lucro. Os passageiros foram logo realizado, mas os trens a vapor não