FERROVIAS
A malha ferroviária brasileira voltada para o serviço de transporte de carga tem aproximadamente 28.000 quilômetros de extensão e participa com cerca de 20% na distribuição da matriz de transporte do Brasil. Sua operação é realizada por intermédio de concessões à iniciativa privada.
Cabe ao DNIT o planejamento, estudo e construção de novas ferrovias, bem como realizar melhorias nas transposições ferroviárias nas capitais e grandes cidades brasileiras, visando aumentar a segurança e adequar a capacidade operacional.
O Papel do DNIT no Modal Ferroviário
Por determinação legal são atribuídas ao DNIT as seguintes responsabilidades na área ferroviária: Contribuir na elaboração do planejamento voltado para expansão ou adequação de capacidade da infra-estrutura.
Coordenar, controlar, administrar e desenvolver as atividades de execução de projetos e obras de infra-estrutura ferroviária.
Fiscalizar e acompanhar a execução de obras ferroviárias.
Estabelecer padrões técnicos para o desenvolvimento e controle de obras de infra-estrutura ferroviária. 1
ENG 133
AGÊNCIA NACIONAL DE
TRANSPORTE TERRESTRE - ANTT
Regulamenta e fiscaliza a prestação de serviços de transporte terrestre e exploração de infraestrutura rodoviária e ferroviária outorgada. 1
ENG 133
1
ENG 133
3. Características da Ferrovia
3.1 Contato metal -metal
A Interação veículo via se dá pelo contato direto das rodas metálicas do trem com os trilhos, que também são metálicos.
Isto Provoca um desgaste considerável dessas partes devido a grande magnitude de carga que solicita a roda.
Apesar do desgaste, este tipo de interação veículo – via é o mais adequado para o transporte ferroviário.
2
ENG 133
3. Características da Ferrovia
3.2 Eixos Guiados
Diferentemente dos outros meios de transporte, o sistema ferroviário não possui mobilidade quanto à direção do veículo. Seu trajeto é guiado pelos trilhos.
3