ferrovia norte sul
Quando concluída, possuirá a extensão de 4.155 km e cortará os estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A ferrovia foi concebida sob o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro. Ligará Senador Canedo (GO), a Belém, conectando-se, a sul, em Anápolis (GO), com a Ferrovia Centro-Atlântica, e, a norte, em Açailândia (MA), com a Estrada de Ferro Carajás. Ao longo de seu trajeto, a ferrovia segue paralela à Rodovia Belém-Brasília (BR-153; BR-226 e BR-010) e ao leito do Rio Tocantins.
As obras da ferrovia iniciaram-se em 1987, durante o governo do presidente José Sarney. Atualmente encontra-se pronto o trecho entre Açailândia (MA) e Palmas (TO).
Ferrovia Norte Sul a partir do viaduto sob a BR-010 em Imperatriz (MA).
Índice [esconder]
1 Construção e concessão
2 Traçado da ferrovia
3 Prolongamento Sul da Ferrovia Norte-Sul
4 Prolongamento Norte da Ferrovia Norte-Sul
5 Velocidade
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas
Construção e concessão[editar | editar código-fonte]
Trem de passageiros da EFVM. Note que é uma BB40, bitola métrica. Tanto EFC quanto FNS utilizam bitola larga. (MA).
As obras do trecho Açailândia (MA) - Porto Franco (MA) de 215 km iniciaram-se em 1987, durante o governo do presidente José Sarney, mas somente foram concluídas em 1996 durante o governo Fernando Henrique Cardoso.5 6
Como se pode ler na faixa, primeiro trem de minério na FNS carregado em Porto Nacional. Antes o carregamento era em Guaraí.
Durante o governo Luís Inácio Lula