Ferro e Cobre
NO BRASIL, A COMPANHIA VALE É A GRANDE RESPONSÁVEL PELA MINERAÇÃO, EXTRAÇÃO, BENEFICIAMENTO E EXPORTAÇÃO DESTAS COMODITIES.
O PROBLEMA DA EXTRAÇÃO É O IMPACTO AMBIENTAL OCASIONADO PELAS GRANDES CRATERAS QUE SÃO FORMADAS PELA SUA EXTRAÇÃO O QUE ALTERA TOTALMENTE A MEIO-AMBIENTE NO QUE DIZ RESPEITO A VEGETAÇÃO E AOS ANIMAIS QUE VIVIAM NAQUELE HABITAT. OUTRO PROBLEMA É QUE O BENEFICIAMENTO DESSES MINÉRIOS LEVAM A GERAÇÃO DE RESÍDUOS QUE DEVEM SER DESCARTADOS SEJA NOS BURACOS DA MINERAÇÃO, SEJA NOS RIOS E POR ISSO MESMO DEVEM SER TRATADOS - AINDA MAIS PORQUE ESTES REJEITOS SÃO CONSTITUÍDOS POR ÁCIDOS OU BASES FORTES ALÉM DE RESÍDUOS RICOS EM METAIS PESADOS. OUTRO IMPACTO É O SOCIAL JÁ QUE A INSTALAÇÃO DE UMA MINA SIGNIFICA A DESAPROPRIAÇÃO DE MORADIAS, A CRIAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE ECONOMIAS TEMPORÁRIAS E GRANDE FLUXO MIGRATÓRIO. DE QUALQUER FORMA O GOVERNO FEDERAL VEM ACOMPANHANDO RIGOROSAMENTE A ATUAÇÃO DAS EMPRESAS TANTO DO PONTO DE VISTA AMBIENTAL QUANTO SOCIAL PARA QUE O IMPACTO SEJA MINIMIZADO.
O cobre é um elemento químico de símbolo C U, número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atômica 63,6 u. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.
O ferro é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26