ferrariluma

339 palavras 2 páginas
1)DIAZOTIZAÇÃO DO ÁCIDO SULFANÍLICO:
Em um erlenmeyer de 125 mL dissolveu-se 0,29 g de carbonato de sódio anidro em 25 mL de água. Adicionou-se 1,05 g de ácido sulfanílico a esta solução e aqueceu-se em um banho maria até a completa dissolução do material. Foi deixada a solução atingir a temperatura ambiente, para depois adicionar 0,406 g de nitrito de sódio, agitando a mistura até a completa dissolução.
Deixou resfriar a solução em banho de gelo por 10 minutos (até abaixo de 100C) . Em seguida, adicionou-se 1,25 mL de ácido clorídrico devagar, mantendo uma agitação manual. Essa suspensão foi posta em um banho de gelo até ser utilizada.

2) PREPARAÇÃO DO METIL ORANGE:
Misturou em um béquer de 50 mL, 0,7 mL de N,N-dimetilanilina e 0,5 mL de ácido acético glacial. Com a pipeta de Pasteur, adicionou a solução à suspensão resfriada do ácido sulfanílico diazotizado preparado. Agitou-se a mistura vigorosamente com um bastão de vidro. A mistura foi resfriada em um banho de gelo por 10 minutos.
Adicionou-se 10 mL de hidróxido de sódio, lentamente e com agitação, no final, verificou-se se a mistura estava básica com o papel de tornassol, até ele ficar com cor azul. Essa solução básica foi posta à ebulição por 15 minutos. Em seguida, adicionou-se 2,5 g de cloreto de sódio e deixou a mistura atingir a temperatura ambiente. Foi coletado os sólidos formados através da filtração em funil de Buchner, lavando o erlenmeyer com 2-3 porções de cloreto de sódio saturado.

3) RECRISTALIZAÇÃO:
Transfiriu-se o precipitado com o papel filtro para um béquer de 125 mL, contendo cerca de 75 mL de água em ebulição. A mistura foi posta em ebulição branda por alguns minutos, agitando-a. Logo após, removeu-se o papel filtro e deixou-se a mistura atingir a temperatura ambiente, resfriando depois em banho de gelo. Essa mistura foi filtrada a vácuo, lavando-a com o mínimo de água gelada. O

Relacionados