Ferramentas
Análise SWOT
Para Serra, Torres e Torres (2012) a análise SWOT é um instrumento extremamente útil na organização do planejamento estratégico. Por intermédio desta análise, pode-se relacionar e identificar as deficiências, oportunidades, ameaças da organização, colaborando para uma melhora no desempenho da empresa. Este instrumento teve origem na década de 1960 e é utilizado por diversas empresas, independentemente do tamanho delas.
Para os autores, a função primordial da SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, para que se alcancem determinados objetivos a partir de uma avaliação crítica dos ambientes internos e externos. Uma força é algo positivo, é uma característica da empresa que aumenta a sua competitividade. Uma fraqueza é algo que está faltando na empresa, algo negativo, que a faça ficar em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Por meio desta análise, pode-se fazer uma investigação das forças e fraquezas do ambiente interno e das oportunidades e ameaças do meio envolvente. Quando os pontos fortes superam os pontos fracos a empresa torna.
O exercício consiste em analisar a empresa dos pontos de vista interno e externo. É imprescindível, para isso, que conheçamos o negocio. É indicado também que analise seja feita por uma equipe para que várias visões sejam consideradas. A elaboração dessa análise consiste em levantar as oportunidades e ameaças e as fortalezas e fraquezas que ocorrem ou possam vir a ocorrer no ambiente externo e interno da empresa. O levantamento deve ser disposto em uma matriz, conforme o quadro a seguir, que facilitará a avaliação e o confronto das informações para a análise SWOT ou matriz Fofa.
Para compreender melhor como é montada uma matriz SOWT é necessário analisar primeiro o ambiente interno da empresa, ou seja, verificar as suas forças e fraquezas.
FORÇAS
Está relacionado às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Não somente sobre o produto, mas de uma forma geral.