Ferramentas tomadas de decisão
O Brainstorming (tempestade de idéias) é um processo de grupo em que os indivíduos geram varias idéias, para serem analisadas posteriormente, sendo uma excelente ferramenta para solução de problemas. A participação deve ser voluntária, com regras claras e prazo de término determinado, sendo importante não descartar nenhuma idéia, por mais “fraca” que ela possa parecer. O propósito do brainstorming é criar e detalhar ideais, com um certo enfoque, originais e em uma atmosfera sem inibições. Busca-se a diversidade de opiniões e idéias a partir de um processo de criatividade grupal.
GRÁFICO DE PARETO
Esta ferramenta é aplicada a análises e priorização dos aspectos relevantes relacionadas à qualidade de um produto, visando à fácil visualização de várias causas ou características de defeitos. A ferramenta diz que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (80%).
O nome Pareto vem do nome do economista do século passado (1867) Vilfredo Pareto. O gráfico de Pareto pode ser mais utilizado nas seguintes situações: Definição de projetos de melhoria; Analise de custo de projetos.
Para fazer o gráfico é necessário: decidir o que vai ser analisado; selecionar o método de coleta de dados; estabelecer um período de tempo para a coleta; reunir os dados em categorias; traçar dois eixos um vertical e outro horizontal de mesmo comprimento; listar as categorias em ordem decrescente e calcular a freqüência relativa.
DIAGRAMA DE CAUSA EFEITO
Esta ferramenta também é conhecida por diagrama de Ishikawa, ela permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943 por Ishikawa na Universidade de Tókio com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si.
A identificação das causas exige equalização de uma seqüência de perguntas que evidenciem os fatos, esta ferramenta pode ser utilizada para: identificar o problema e achar as causas;