Ferramentas qualidade
TRABALHO SOBRE AS SETE TIPOS DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Trabalho realizado Por: Gestão da Qualidade – Sala 105
Wellington Elias Macena Docente: Sandra Scagliusi
Data: 08/11/2010
INDÍCE
1. Introdução
2. Um pouco da história
3. As Sete ferramentas da qualidade
4. Fluxogramas
5. Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)
6. Folhas de Verificação
7. Diagrama de Pareto
8. Histograma
9. Diagrama de Dispersão
10. Cartas de Controle
11. Conclusão E Bibliografia
1. Introdução
Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.
2. Um pouco da história
As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos.
3. As Sete ferramentas da qualidade
As Sete Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle. Estas sete ferramentas fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares, que devem ser de conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a empresa, do presidente aos colaboradores, e, por isso, devem fazer parte dos programas básicos de treinamentos das organizações.
4. Fluxogramas
O Fluxograma tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. É