Ferramentas de Qualidade
Ferramentas da Qualidade:
Uma visão Aplicada a Laboratórios de Ensaios Químicos
Nascimento, C. R. M.
Resumo
Com a globalização da economia e a formação de blocos econômicos, têm surgido barreiras técnicas e comerciais para a aceitação dos produtos estrangeiros nesses blocos. O Brasil tem se esforçado para vencer essas barreiras, a partir da sua certificação pelas normas da série ISO 9000 e pelos resultados emitidos por laboratórios credenciados.(1) Dentro deste contexto, as atividades de ensaios químicos desempenham um papel muito importante na garantia da qualidade destes produtos, beneficiando empresas e usuários que operam nesses mercados.
Esse movimento tem feito com que muitos laboratórios travem uma verdadeira corrida em busca do credenciamento, muitas vezes deixando de dar a devida atenção à importância da implantação de um Sistema da Qualidade.
Este trabalho tenta reunir, num só texto, uma abordagem simplificada das Ferramentas da Qualidade, visando não apenas o processo de credenciamento, mas a implantação de uma gestão voltada para a qualidade dentro de um laboratório de ensaios químicos. Essa informação muitas vezes acha-se dispersa em várias publicações, quase sempre num jargão pouco familiar. Neste trabalho, procurou-se reduzir esse jargão e empregar exemplos que tornem mais fácil a compreensão e a implementação de temas como: Princípios Fundamentais da Boa
Gestão; os Ciclos PDCA e SDCA; o Programa “5S” e o Sistema da Qualidade ISO 9000 e o Credenciamento pelo ISO/
IEC Guia 25, ressaltando que a sobrevivência neste mercado globalizado depende de se adotar uma postura ampla que permita não só ver a implantação de um Sistema da Qualidade como requisito para o credenciamento, mas sim como um passo para uma gestão que vise trazer benefícios para a sociedade, oferecer serviços de qualidade e satisfazer seus clientes, enfim, uma gestão voltada para a Qualidade Total.
Introdução
Atualmente, com a globalização da economia